Mesa-redonda discute Arquitetura Sustentável para o desenvolvimento humano

Publicado em: 10-09-2019


Foi realizada nesta segunda-feira, 09, no auditório do Bloco Administrativo, a mesa-redonda “Arquitetura Sustentável: Espaços e Paisagens para o Desenvolvimento Sustentável”, sob organização da Universidade de Rio Verde – UniRV e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (CODERV). O tema foi debatido pelo Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Alberto Barella Neto (presidente da mesa), pelo assessor de Assuntos Internacionais, professor Dr. Alexandre Avelino Giffoni Júnior e pelos representantes da Universidade de Siegen – UniSiegen (Alemanha), Dr. Ulrich Exner e Dr. Bernd Fichtner.

Estiveram presentes compondo a mesa de honra, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Alberto Barella Neto, representando o Reitor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, Professor Tatão; o coordenador do evento, professor Dr. Alexandre Avelino Giffoni Júnior; o arquiteto urbanista Danilo Fonseca Guimarães (representando o CODERV); a vereadora Marussa Boldrin (representando o Poder Legislativo de Rio Verde); e o superintendente de Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Fávero.

Durante a sua fala, o professor Barella afirmou que durante todo o dia profissionais de diversas áreas da UniRV, juntamente com os alemães, discutiram sobre o Projeto de implantação do Centro de Educação Superior e Pesquisa para o Desenvolvimento Humano que será construído em Rio Verde. “Discutimos sobre o projeto arquitetônico e toda a parte de engenharia e paisagismo que está sendo feito por nós. Esperamos contar com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores”, comentou.  

O projeto, que foi idealizado durante a visita do Reitor à Universidade alemã, em novembro de 2017, consiste na construção e gestão de uma instituição ligada à UniRV para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais e orientação para seus pais e educadores, servindo ainda como um centro de pesquisa e formação de profissionais que atuam no campo do desenvolvimento humano, abrindo novas possibilidades para o trabalho interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar entre as diversas faculdades da UniRV (graduação) e pós-graduação (lato e stricto sensu), inspirado no modelo da Haus Früher Hilfen – HFH, um centro de intervenção e aconselhamento precoce interdisciplinar para crianças e pais, localizado em Oberbergischer Kreis.