Participe do “Workshop redação de patentes, além dos guias + oficinas práticas”

Publicado em: 13-08-2019


A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), mediante o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade de Rio Verde – UniRV, em parceria com a empresa Axonal Consultoria Tecnológica, promoverá nos dias 16 e 17 de setembro, das 8h30 às 16h30, no auditório do Bloco II, o “Workshop redação de patentes, além dos guias + oficinas práticas”. O cadastramento dos pré-inscritos pelo site será realizado no local do evento, das 8h30 às 9h. Os participantes deverão levar 1 kg de alimento não-perecível (exceto açúcar e sal) ou um agasalho para doação.

O Workshop, que será ministrado pelo sócio-diretor da Axonal, Henry Suzuki, conta com 10,5 horas de duração e tem como objetivo capacitar os participantes a darem os primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos. O público-alvo são pesquisadores, empresários, gestores e inventores, independentemente de conhecimento prévio sobre patentes.

O primeiro dia será reservado para revisão de aspectos conceituais sobre patentes e seu impacto na estratégica de redação e de tramitação. No segundo dia, serão realizadas atividades práticas guiadas para exercitar a lógica de leitura e redação. Também serão promovidas oficinas de busca de patentes e mapeamento de segmentos tecnológicos, com base em informações contidas em patentes.

Palestrante:

Henry Suzuki: Sócio-Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados, técnicas patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Agente do Questel Orbit no Brasil. Titular da Cadeira nº 2 da Academia Nacional de Farmácia. Empreendedor, Inventor, Cocriador da Rede Mentores do Brasil.