ATENÇÃO, Atualize seu navegador para a versão mais recentes, ou utilize outro navegador com a versão mais recente do mesmo, pois a versão atual, impede que este site seja bem visualizado com seus recursos.

Professor da Faculdade de Engenharia Mecânica apresenta artigo em Salvador

05/11/2014 - Institucional


O professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Rio Verde – UniRV e doutorando na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Giancarllo Ribeiro Vasconcelos, em parceria com a doutoranda Caroline Maria de Miranda Mota participaram em setembro, na cidade de Salvador (Bahia), do "XLVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional”.
 
 
Na ocasião, o professor apresentou oralmente o artigo, intitulado: “Variação da Estrutura de Aplicação do Analytic Hierarchy Process (AHP)”. De acordo com Giancarllo, o método AHP é um dos mais utilizados e estudados por especialistas e pesquisadores desde sua criação.
 
 
“Este artigo apresenta brevemente os problemas relacionados ao uso do método, enfatizando problemas em que o decisor se depara com muitos critérios e alternativas. Ao final do artigo são realizadas simulações para identificar a influência da consistência e inconsistência da avaliação do decisor no processo decisório”, afirmou.
 
 
Confira abaixo o resumo do artigo enviado pelo professor:

O método AHP é um dos mais utilizados e estudados por especialistas e pesquisadores desde sua criação. Proporcional à quantidade de artigos que apresentam exemplos de aplicação é a quantidade de artigos que discutem problemas do método. Alguns autores já apresentaram propostas de variantes do método AHP que buscam solucionar estes problemas.

Este artigo apresenta brevemente os problemas relacionados ao uso do método enfatizando problemas em que o decisor se depara com muitos critérios e alternativas. A proposta de solução do problema chamada "linearização do processo de comparação" é baseada no uso de um procedimento que garante a consistência da matriz de comparação e reduz significativamente o tempo que o decisor dedica ao processo de comparação par a par. Ao final do artigo são realizadas simulações para identificar a influência da consistência e inconsistência da avaliação do decisor no processo decisório.
 
   

 

Assessoria de Comunicação


ascom@fesurv.br

Mais Notícias

Enviar por e-mail

 
 
Para melhor visualizar este site utilize: Internet Explorer 8, Mozilla Firefox 3.6, Google Chrome 7.0, Opera 10 ou Safari 5 com resolução mínima 1024 x 768.