ATENÇÃO, Atualize seu navegador para a versão mais recentes, ou utilize outro navegador com a versão mais recente do mesmo, pois a versão atual, impede que este site seja bem visualizado com seus recursos.

Faculdade de Engenharia realiza a “Etapa Classificatória da 4ª Maratona de Programação da FASOFT”

11/09/2014 - Institucional


A Universidade de Rio Verde – UniRV, por meio da Faculdade de Engenharia de Software (FASOFT), realizou dia 06 (sábado), no Auditório do Bloco Administrativo, a “Etapa Classificatória da 4ª Maratona de Programação da FASOFT”, coordenada pela professora Ana Paula Alves Guimarães, com o objetivo de desenvolver um conjunto de habilidades que são essenciais durante o curso de graduação, pois promove a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e habilidade de resolver problemas sob pressão.

A primeira etapa reuniu mais de 70 acadêmicos que formaram 21 equipes participantes, dentre elas, o curso de Ciência da Computação da UFG (Campus Jataí).
 
  

De acordo com o diretor da Faculdade de Engenharia de Software da UniRV, professor Me. Fabian Corrêa Cardoso, as equipes competiram entre si na capacidade de resolução de cinco questões, em um evento de três horas de duração, semelhante a outros campeonatos de programação já existentes. “Os acadêmicos que resolveram os problemas corretamente e em menor tempo tiveram uma maior pontuação, ficando em uma melhor classificação para a final da competição que ocorrerá no dia 04 de outubro (sábado)”, disse.

Os docentes: Me. João Dionísio Paraíba, Samuel de Moraes Lemes e Sandro Silva Moreira foram os juízes, os professores: Daniela Cabral de Oliveira, Edgar Pereira dos Santos, Meiryane Araújo Sousa, Pablo Henrique Romualdo Ferreira e a funcionária Luzia Dias Campos auxiliaram na fiscalização e organização da etapa. O diretor Fabian Corrêa Cardoso ficou a cargo do recebimento dos programas pelo sistema de submissão Boca.
 
Saiba mais sobre a Maratona de Programação da FASOFT:
 
A Maratona de Programação é evento semestral, promovido pela FASOFT. Segundo o Instituto Militar de Engenharia (IME), “a Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996”.
 
As competições de programação, como a Maratona de Programação, são concursos onde programadores devem mostrar uma determinada solução computacional correta para um respectivo problema. A correção é feita através de testes: um arquivo de entradas e um arquivo de saída esperado. A solução feita pelo programador deve ler o arquivo de entradas e gerar o resultado de acordo com as entradas, respeitando os limites de tempo, execução e quantidade de memória utilizada.
 
O resultado final deve ser igual ao conteúdo do arquivo de saída esperada. Durante a competição é determinado um tempo fixo para resolver os problemas e a equipe que solucionar o maior número de problemas no menor tempo possível será a equipe vencedora. Existem diversas modalidades de competição: Olimpíadas de Informática, Maratona de Programação, TopCoder e mesmo alguns sites especializados em que os competidores são ranqueados.
 
  
 
 

Assessoria de Comunicação


ascom@fesurv.br

Mais Notícias

Enviar por e-mail

 
 
Para melhor visualizar este site utilize: Internet Explorer 8, Mozilla Firefox 3.6, Google Chrome 7.0, Opera 10 ou Safari 5 com resolução mínima 1024 x 768.