ATENÇÃO, Atualize seu navegador para a versão mais recentes, ou utilize outro navegador com a versão mais recente do mesmo, pois a versão atual, impede que este site seja bem visualizado com seus recursos.

INSTITUIÇÃO

Nossa História

A Universidade de Rio Verde - é uma conquista histórica do povo rioverdense. Nos últimos anos, cresceu, consolidou-se como Universidade de grande porte e tornou-se referência e uma das mais bem conceituadas do Brasil. Trabalho sério e de qualidade que é desenvolvido pela administração, professores, funcionários e estudantes, e que tem se revertido em credibilidade acadêmico-científica.

A instituição já foi Fafi (Faculdade de Filosofia), Furv (Fundação Universitária de Rio Verde), em março de 1973 passou a se chamar FESURV (Fundação do Ensino Superior de Rio Verde) e no dia 24 de fevereiro de 2003, por meio da Lei nº 4.541, foi criada a Universidade de Rio Verde.

Nas avaliações realizadas por órgãos oficiais a Universidade de Rio Verde tem obtido aprovações com referenciais sempre positivos, inclusive, com destaque regional e nacional em desempenho. Aprovações que mostram o compromisso defendido pela instituição: assegurar-se como uma universidade de qualidade.

São mais de cinco mil acadêmicos matriculados em 25 cursos de graduação, diversos cursos de pós-graduação e o Mestrado em Produção Vegetal

Para atender os acadêmicos e formar profissionais aptos a instituição conta com ampla e moderna estrutura e um quadro docente composto por mais de 80% de professores com mestrado e/ou doutorado, número que supera e muito as exigências da LDB - Lei de Diretrizes e Bases (33%).

Mestrado - Implantando em 2004 o programa de mestrado em Produção Vegetal, devidamente, recomendado pela Capes/MEC - foi o primeiro a ser oferecido por uma instituição de nível superior do interior de Goiás. A instituição desenvolve ainda dois programas de mestrados interinstitucionais (em parceria com a Universidade de Brasília e com a Universidade Federal de Goiás) nas áreas de Ciências da Saúde e Educação.

Foco na População - Uma das características relevantes da instituição é a sua atuação junto à comunidade. Praticamente todos os cursos da instituição desenvolvem projetos sociais. O trabalho em campo não só possibilita o aprimoramento dos acadêmicos, como também reflete na melhoria da qualidade de vida da população.

Estrutura

Campus Universitário - Localizado na Fazenda Fontes do Saber, o Campus Universitário conta com o três blocos que abrigam os diversos setores da administração, salas de aula, auditório, laboratórios, hospital veterinário, restaurante universitário, setores Bovino de Leite, Cunicultura, Piscicultura, Caprinocultura, Ovinocultura, Suinocultura, Eqüinocultura, Aqüicultura, Avicultura, Apicultura, Fruticultura, Silvicultura e Paisagismo, Olericultura, Grandes Culturas, Plantas Medicinais. Meteorologia, Reserva Ecológica, Casa de Vegetação e pivô de irrigação, onde são realizados experimentos de trigo, milho, algodão, soja e sorgo, entre outros.

Centro de Licenciaturas - No Centro de Licenciaturas estão instalados os cursos de Letras, Matemática, Pedagogia e Secretariado Executivo. Localizado na parte central da cidade conta com auditório, biblioteca e abriga ainda o Centro de Línguas

Campus Caiapônia - O Campus conta com oito salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, auditório e oferece quatro cursos: Ciências Contábeis, Direito, Educação Física e Gestão do Agronegócio. A instalação de uma unidade na cidade de Caiapônia beneficia estudantes de diversos municípios, dentre eles, Iporá, Palestina, Piranhas, Doverlândia, Amorinópolis, Barra do Garças e Aragarças.

Nossos projetos

Granja-escola - A Universidade possui a Fazenda Recanto do Rio Doce, que abriga o projeto Granja-escola da Plataforma Tecnológica do Sudoeste de Goiás. A granja gera o conhecimento tecnológico e científico a ser aplicado nas cadeias produtivas de grãos, aves e suínos, além de preparar mão-de-obra qualificada para atender a demanda da região.

CEPA - O Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais (CEPA) é uma unidade de pesquisa e educação ambiental que atua ampliando o conhecimento sobre a biodiversidade da região, incluindo seus aspectos estruturais e funcionais.

Hospital Veterinário - Inaugurado em 2007, o Hospital Veterinário conta atualmente com um miniauditório e laboratórios de Anatomia Animal e de Patologia Animal. No local são realizados atendimentos ambulatoriais para animais de pequeno porte.

Clínica de Fisioterapia - No setor central da cidade, está localizada a clínica-escola de Fisioterapia, com atendimentos nas áreas de ortopedia, traumatologia e reumatologia, neurologia adulto, neurologia e ortopedia pediátrica, realibilitação postural e cardiorespiratório ambulatorial.

Clínica de Psicologia - A clínica-escola de Psicologia da FESURV funciona como um Centro de Promoção Humana, tendo como funções à prevenção e intervenção. Na prevenção, a idéia é interagir os acadêmicos com a comunidade, buscando conhecer e atuar na prevenção do uso de drogas, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Na intervenção, utiliza-se a clínica e a psicoterapia para prestar atendimento à população.

Clínica de Nutrição - A clínica-escola de Nutrição fornece orientações quanto a forma adequada de alimentação no intuito de promover a prevenção e correção de patologias decorrentes de maus hábitos alimentares.

Núcleo de Prática Jurídica - Funcionando no Fórum de Rio Verde e na cidade de Santa Helena, o Núcleo de Prática Jurídica atende a população carente nas áreas cível, criminal e trabalhista, tanto na Justiça Comum como nos Juizados Especiais.

Centro Comunitário Psicologia em Ação - O Centro Comunitário Psicologia em Ação é um local para o desenvolvimento e o aprendizado, promovendo a integração entre a ciência psicológica e o saber popular e proporcionando mais qualidade de vida para a comunidade.

 
 
Para melhor visualizar este site utilize: Internet Explorer 8, Mozilla Firefox 3.6, Google Chrome 7.0, Opera 10 ou Safari 5 com resolução mínima 1024 x 768.